Manchetes do dia – 26.4.2024

Hora do Povo – Metade da população economicamente ativa do país está na informalidade, desempregada, ou na ilusão do “Uber”, tentando sobreviver na esperança requentada do trabalho por conta própria, sem horário e sem patrão. A realidade é a semiescravidão. Sob o rótulo de mudanças estruturais nas relações do trabalho, se promove o mais cruel retrocesso nos direitos, na jornada e nas condições de trabalho.

Outras Palavras - Estados modernos apoiam-se em três presunções: primeiro que tenham mais poder do que qualquer outra unidade que opere em seus territórios; segundo, que os habitantes dos seus territórios aceitem mais ou menos de bom grado sua autoridade; e terceiro, que eles possam proporcionar aos habitantes serviços que de outra maneira não poderiam ser prestados com efetividade, como a manutenção da lei e da ordem.

Jornal GGN - Uma medida crucial – diria, até, histórica – foi tomada com baixíssima repercussão na imprensa. É capaz que os diários acordem e saiam batendo. Trata-se da decisão do governo de definir cotas para a importação de aço e imposto de importação. Depois de décadas, é a primeira medida efetiva de proteção à produção nacional, além do imposto de importação para carros elétricos.

Hora do Povo – No conjunto das manifestações por toda a Argentina o protesto contra a devastação de Milei teve a presença de mais de um milhão reafirmando “o acesso ao ensino superior público como um direito do povo”. Segundo informa o jornal argentino Página 12 as manifestações que também ocorreram em Córdoba, Mendoza, San Luis, San Juan, Santa Cruz, Bariloche e em muitas outras cidades, trouxeram para as ruas do país mais de um milhão que ampliaram as reivindicações para questionar a política de corte de recursos e arrocho salarial que Milei tem imposto em seu destrutivo desgoverno.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.4.2024

Deixe um comentário