Benefício da aposentadoria é pago com dinheiro poupado pelo próprio trabalhador

O benefício da prestação da aposentadoria é formado ao longo da vida de trabalho, não pelo repasse de novos contribuintes para os que já completaram o período aquisitivo. E o tempo e idade mínimos para se aposentar no Brasil são suficientes para assegurar o pagamentos dos segurados, como já demonstramos.

Mesmo os que teimam em considerar o regime de caixa para a Previdência Social, como denuncia Carlos Alberto Pereira na matéria abaixo, fazem contas esquecendo certas fontes, como as contribuições sociais, quando atacam a “revisão da vida toda”. Isso sem falar que a contribuição é tri-partite: empregado, patrão e governo.

Arrochar aposentados prejudica o consumo popular e, além da qualidade de vida da própria pessoa decair, a atividade econômica como um todo tende à retração. Aumentar a massa das aposentadorias tem o efeito oposto. E sem prejuízo dos reajustes reais dos benefícios, é de se considerar a concessão de um terço anual adicional nas aposentadorias, a exemplo do que os trabalhadores recebem quando das suas merecidas férias.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Benefício da aposentadoria é pago com dinheiro poupado pelo próprio trabalhador

Deixe um comentário