Longa, saudável e feliz vida ao aposentado brasileiro, hoje e sempre. E com reajuste real de 10% nos benefícios!

Merece mais do que felicitações pelo seu Dia quem, ao longo de uma vida de trabalho, construiu um patrimônio social para si, seus filhos e compatriotas: o aposentado brasileiro; foi em 24.1.1923 que a Lei Elói Chaves deu o primeiro passo à previdência social no Brasil.
Haverá quem diga que a previdência social brasileira está quebrada e não pode sustentar vida digna às pessoas, “orientando-as” para procurar bancos privados ou formar sua própria poupança para a velhice, que se espera longeva.
Se há qualquer fogo sob essa fumaça, não se deve à imprevidência do trabalhador. Façamos um exercício, com as regras vigentes na maior parte do período aquisitivo de quem se aposentou ou está para se aposentar nestes tempos:
Imaginemos um cidadão que começou a trabalhar em 1989, logo após o advento da Constituição cidadã, recebendo um salário mínimo e, fruto do seu aprendizado laboral, evoluindo ano a ano até atingir, em 32,5 anos, a marca dos cinco salários. Tendo ele 62,5 anos de idade – a média exigida hoje para a aposentadoria, uma poupança de mais de meio milhão de reais terá sido construída, considerados os modestos juros básicos, inferiores mesmo aos que o governo admite pagar aos rentistas que compram títulos públicos federais.
Isso é o bastante para lhe sustentar os três salários mínimos que lhe serviram de contribuição média, se acrescida a fração do terço previdenciário das contribuições à seguridade social, por 14 anos, se considerarmos a também modesta evolução da produtividade nacional em 1% ao ano, desde os tempos em que robô era peça de ficção.
As contribuições previdenciárias e os direitos que se estão tirando:


Um tempo pelo menos dois anos maior que a expectativa de sobrevida no Brasil de hoje, mesmo relevando os efeitos pandêmicos que têm encurtado a existência dos nossos às centenas de milhares.
O gato comeu o dinheiro? Responsabilidade de quem o permitiu, não de quem trabalhou por vida boa na melhor idade.
Quem respeita e gosta dos mais velhos não se oporá de lhes melhorar a renda em 10%, neste 24 de Janeiro de 2021. Já os banqueiros…
Um comentário em “Dia nacional do Aposentado”