Manchetes do dia – 9.3.2024

Hora do Povo – A produção industrial nacional recuou 1,6% no primeiro mês de 2024 frente a dezembro de 2023 , eliminando parte do ganho de 2,9% acumulado no período de agosto a dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (6). O resultado foi calculado após ajuste sazonal, quando são já descontadas as variações e influências de determinados períodos do ano. Com essa queda, a mais intensa desde abril de 2021 (-1,9%), a indústria brasileira encontra-se 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,5% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Hora do Povo - Paulo Kliass: Apesar de toda evolução jurídico-institucional, o fato é que o BC esteve quase toda a sua existência atendendo aos interesses da banca privada. O economista adverte que “os dispositivos da quase independência reduziram bastante a capacidade de Lula definir a política monetária. O novo Presidente da República só terá conseguido indicar a maioria dos membros do banco no final de dezembro próximo, quando termina o mandato de Roberto Campos Neto”.

Vermelho -  De acordo com levantamento feito pela CNI, na última década, houve uma redução na diferença entre os salários pagos às mulheres e aos homens. O índice que mede a paridade salarial passou de 72 em 2013 para 78,7, em 2023. Considerando que quanto mais próximo de 100, maior a equidade entre mulheres e homens, é possível perceber que a luta das mulheres conquistou avanços importantes no mercado de trabalho, mas ainda falta muito para que se atinja uma igualdade real para todas as brasileiras.

Outras Palavras - A crise financeira de 2008 e a pandemia de Covid-19 evidenciaram a grave crise enfrentada pelo capitalismo. A economia global experimentou estagnação e declínio prolongados, desemprego generalizado, desigualdades de renda abissais, dívidas excessivas e bolhas de ativos. De maneira trágica, isso foi acompanhado por uma perda significativa de vidas humanas. A atual crise do capitalismo global é a maior e mais severa desde a Grande Depressão (1929-1933).

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 9.3.2024

Deixe um comentário