A Reforma Tributária Bacurau

O sequestro das finanças públicas do Brasil pelo fisiologismo do Congresso Nacional aflorou de novo esta semana, numa sequência de episódios. Mesmo pífia, a “Reforma” Tributária aprovada em julho na Câmara e em novembro no Senado continua sem ser promulgada. Há pequenas divergências entre os textos votados em cada casa legislativa, mas o fator principal para a protelação é outro. Os líderes do Centrão querem vender caro ao Executivo a promulgação ainda este ano– pois sabem que ela se tornou indispensável para a fantasia contábil de “déficit zero” do ministro da Fazenda.
Iedi: sob os juros altos, economia segue em derrocada no início do 4º trimestre

Em desaceleração desde o segundo trimestre, a atividade econômica brasileira seguiu sem ânimo no início do quarto trimestre deste ano. Em outubro ante o mês imediatamente anterior, o faturamento real dos serviços recuou -0,6%, as vendas do comércio registraram queda de -0,2% e a produção industrial variou 0,1%. Com o resultado de outubro, o volume de serviços prestados no Brasil – setor que tem a maior participação no PIB (Produto Interno Brasileiro) e que mais emprega no país – já padece de três quedas seguidas.
Reindustrializar o país é decisivo para a retomada do desenvolvimento, destaca seminário da FMG

Política, economia e reindustrialização: trabalho em emprego em novas bases tecnológicas. Esse foi o tema da última mesa do seminário “O nacional-desenvolvimentismo e governo Lula”. Nilson Araújo defendeu mudanças na política macroeconômica para garantir que o país possa retomar o desenvolvimento. O economista destacou a necessidade de redução das taxas de juros, que, segundo ele, estão entravando os investimentos. Nilson também chamou a atenção para a necessidade de uma política fiscal expansionista para que, tanto o poder o público como a iniciativa privada, possam investir.
Brasil perde Carlos Lyra, um dos maiores nomes da bossa nova

Um dos principais parceiros de Vinicius de Moraes, Lyra é autor de composições que ajudaram a formar a bossa nova, como Você e Eu e Coisa Mais Linda e foi revelado em disco na voz de Sylvia Telles (1935 – 1966), cantora que gravou Menino em 1956. O compositor também foi um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1961. A prefeitura do Rio de Janeiro postou: “Já com saudades, os cariocas amantes da bossa nova se despedem hoje, 16/12, do consagrado gênio inspirador Carlos Lyra. Suas belas e marcantes composições seguirão encantando as próximas gerações”.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.12.2023”