Manchetes do dia – 30.11.2023

Neoliberais defendem juros na lua para rentistas e reajuste abaixo da inflação para FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vem sendo reajustado abaixo da inflação e prejudicando os trabalhadores desde pelo menos 1999, quando a TR passou a ser referência na remuneração dos recursos dos trabalhadores. Os setores neoliberais, firmes defensores da gorda remuneração dos rentistas – que recebem por seus títulos a maior taxa de juros reais do mundo -, pressionam para que os trabalhadores continuem sendo prejudicados em sua poupança.

IPCA-15 aponta alta da inflação em novembro

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, subiu 0,33% em novembro sob a influência do aumento dos preços dos alimentos, que voltou a registrar alta após cinco meses de queda. O resultado de novembro, que registrou a menor alta para o mês desde 2019, não muda a expectativa de empresários da indústria e do comércio que clamam por um corte maior na taxa básica de juros da economia (Selic) na próxima reunião do Banco Central, que mantém o Brasil campeão mundial de juros reais (descontada a inflação).

Caged: Brasil gera 190.366 empregos com carteira assinada em outubro

Esse total é resultado de uma rotatividade enorme, são 1.941.281 contratados e 1.750.915 demitidos no mês. É o décimo mês seguido em que o país tem saldo positivo de contratações. De janeiro a outubro, os postos de trabalho formais gerados neste ano foram de 1,784 milhão. O salário médio de entrada no mês de outubro foi de R$ 2.029,30. O total de empregados pela CLT totalizaram 44.229.120 no fechamento de outubro, sendo que 5,493 milhões são considerados atípicos, ou seja, são contratos em regime temporário ou intermitente.

Petrobras quer rever acordo com Cade e suspender venda de refinarias

Assinados em 2019, os documentos previam a venda de oito refinarias, além de seus ativos de transporte de combustível. Quatro delas – Rlam, Reman, Lubnor e SIX – já foram privatizadas. Agora, a empresa quer suspender a venda das outras quatro – Rnest, Regap, Repar e Refap. Tudo porque o novo Plano Estratégico da Petrobras, que abrange o período de 2024 a 2028, alterou suas perspectivas de investimentos em refino, transporte e comercialização. Para garantir uma atuação “competitiva e segura” nesses segmentos e o aporte de US$ 7,5 bilhões na exploração de óleo e gás natural, a manutenção das refinarias é estratégica.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.11.2023

Deixe um comentário