Hora do Povo – Destaques 2012

Toda a verdade em 8 páginas

O ano de 2012 foi, no Brasil, de renovação das administrações municipais. As capas registradas no Arquivo de Internet mostram a acerba disputa pelo Poder público no país e as dificuldades que a política monetária apresentava ao desenvolvimento econômico nacional.

A série em dez capítulos dos escritos e pronunciamentos econômicos de Getúlio Vargas foi um dos destaques do resgate do Pensamento Nacional-desenvolvimentista feito pela equipe do HP. Também o último discurso do Dia da Independência feito pelo ex-presidente, em 7.9.1953.

Ainda na História do Brasil, Carlos Lopes e Sérgio Cruz trazem as vitórias dos inconfidentes, a ressurreição da literatura brasileira e o caminho da ditadura de Castello Branco, que interrompeu o caminho brasileiro traçado por Jando no comício da Central do Brasil. Um panorama dos anos seguintes foi traçado na página 8 do HP.

Diante do zurro desnacionalizante, a senhora Foster à frente da Petrobras atacava seus antecessores e cortava investimentos, enquanto o PAC Equipamentos não ajuda a indústria genuinamente nacional. Resultado foi, no Rio de Janeiro, a nova “classe média” favelada.

Na Europa, a escravização pela dívida submeteu a Grécia ao FMI.

Certamente uma das perdas mais sentidas no Brasil e o mundo foi a do poeta Eduardo de Oliveira, autor do Hino à Negritude, primeiro vereador negro da capital paulista, presidente do CNAB e “herói do povo brasileiro”. Rememore.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Hora do Povo – Destaques 2012

Deixe um comentário