Hora do Povo – Destaques 2010

Toda a verdade em 8 páginas

2010 marcava, no Brasil, a conclusão do governo Lula e a disputa sucessória entre Dilma e Serra. No mundo, os EUA seguiam agredindo povos ao redor do globo. Algumas capas do HP, registradas no Arquivo de Internet, contam as histórias, complementadas pelas matérias especiais, mais abaixo.

A elástica vitória eleitoral de Dilma Roussef foi precedida pelo crescente isolamento de Serra e seu caráter privateiro. Mas certas ilusões do governo que findava também traziam preocupação: o entulho tucano afetou o PIB do ano anterior, as “transações negativas” do senhor Mantega e o canto da sereia sobre as multinacionais brasileiras colocava o Brasil sob risco. Veja as partes 1, 2 e 3.

Da e para história, Nelson Werneck resgata as origens do nacionalismo brasileiro e o HP traz o assassinato de Patrice Lumumba; Carlos Lopes trata da história econômica dos EUA.

Quem já leu as Reinações de Narizinho e as aventuras do Sítio da Dona Benta sabe porque Monteiro Lobato foi um brasileiro de seu tempo, autor do Poço do Visconde. Ante as críticas recebia, Carlos Lopes preparou uma resposta especial. Acompanhe.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Hora do Povo – Destaques 2010

Deixe um comentário