Manchetes do dia – 11.9.2023

Lula assume comando do G20 e critica ação dos EUA na Ucrânia: “estão diretamente envolvidos na guerra”

Lula foi empossado, representando o Brasil, presidente do G20, com mandato que vai até o final de 2024, e afirmou que dará prioridade ao combate à fome, à transição energética e à reforma das instituições de governança global, com presença dos países em desenvolvimento. Em discurso feito no encerramento da 18ª Cúpula do G20, o presidente do Brasil informou que criará no grupo duas forças-tarefas: “a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima”.

Após acordo de delação, Mauro Cid deixa Batalhão de Polícia do Exército

Depois da homologação do acordo de delação premiada feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, deixou a prisão no Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília. Moraes revogou a prisão preventiva do militar que estava detido por envolvimento na falsificação do cartão de vacina contra a Covid-19 do ex-presidente e familiares. O militar, que foi o braço-direito de Bolsonaro nos últimos quatro anos, é peça chave para as investigações da Polícia Federal (PF) no inquérito das milícias digitais e outras conexões.

Política de juros do BC é “irresponsável, insana e sem base científica”, diz Maria Lúcia Fattorelli

“O Brasil está travado”. “[A política do BC] está tornando o custo do dinheiro muito alto no país, impedindo a sua circulação saudável na economia. A elevação de juros tem levado inúmeras empresas à falência, provocando o desemprego, a desindustrialização e o atraso socioeconômico no Brasil”, denunciou Fattorelli, na audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Educação em São Paulo: não foi erro, esse é o projeto

O número 2 da pasta de Educação caiu. Dias não era só o responsável pela Coordenação Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. É também ex-diretor da Somos Educação, o maior grupo de ensino privado que atua na educação básica no país e que pertence à Cogna, dona também da Kroton. Trata-se, portanto, para usar a gíria, do puro suco — nesse caso, bem amargo — do que representa a mercantilização, a financeirização, a oligopolização e a privatização da educação brasileira, denunciada há mais de 15 anos pela Contee, com a campanha “Educação não é mercadoria”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.9.2023

Deixe um comentário