Manchetes do dia – 1.9.2023

“A teimosia de Haddad”, por Nilson Araújo de Souza

Essa “previsão” de que haveria déficit durante os quatro anos do governo Lula significa que o chamado mercado já havia absorvido essa situação. Isso significa que, pelo critério dos donos das finanças e seus executivos, não precisava a equipe econômica se comprometer com zerar o déficit primário em 2024 e produzir superávit durante os últimos dois anos de governo. Ao comprometer-se com essa meta, o resultado poderá ser o corte de gasto. Isso porque, apesar de o ministro estar realizando um importante esforço de aumento da receita, procurando fontes que não estão devidamente tributadas, como as aplicações dos super-ricos, dentre outras medidas, nada garante que ele vá conseguir a receita suficiente para cobrir o déficit.

Desemprego cai a 7,9% no Brasil e tem menor patamar em 9 anos

Os dados fazem parte da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na véspera, o Ministério do Trabalho e Emprego já havia apontado um saldo líquido de mais de 1,1 milhão de empregos formais em 2023, conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O indicador da Pnad é o menor para esse trimestre em nove anos. Em julho de 2014, a taxa era de 7%. Desde então, o desemprego se manteve sempre acima de 8%. Em 2022, por exemplo, o índice estava em 9,1% e o País tinha 1,36 milhão de trabalhadores sem ocupação a mais.

Servidores federais criticam proposta de reajuste de 1%: “Hora de ir às ruas pressionar”

“A proposta em questão não prevê índice de reajuste salarial em 2024, uma vez que o Ministério da Gestão e Inovação informou que foi feita uma reserva no orçamento federal de 2024, de R$1,5 bilhão de reais, para tratar de questões relativas aos(às) servidores(as) públicos federais. Assim, no conjunto dos gastos, se houver recomposição, esta será inferior a 1%!”, diz a nota.  De acordo com a Bancada, “este valor é considerado insuficiente para suprir a demanda de recomposição salarial necessária para cobrir as perdas inflacionárias enfrentadas pelo funcionalismo público”.

Falece presidente do PC do Chile Guillermo Teillier e governo chileno decreta luto nacional

Nascido em Santa Bárbara, região de Bío Bío, iniciou sua militância aos 15 anos, quando se somou às Juventudes Comunistas, integrou o Comitê Central do PC desde 1988, logo passando à secretaria-geral e ocupando a presidência do partido após a morte de Gladys Marín. Foi deputado federal pela região metropolitana de Santiago entre 2010 e 2022. “O jovem allendista [partidário do presidente Salvador Allende] apoiou a União Patriótica (UP) com toda a sua energia. Combatente e lutador antifascista contra a ditadura.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.9.2023

Deixe um comentário