Banco Central exige presente em dinheiro para todo cidadão; bolha está estourando

Mario Oehri, no Investing.com

“Se um banco central propuser que chova dinheiro do céu para estimular a demanda, a bolha não está longe de estourar.”

“Os bancos centrais são os centros do sistema financeiro, direcionando o fluxo de capital entre bancos e países. Eles são naturalmente versados ​​em dinheiro e, portanto, receberam a tarefa de administrar a moeda de um país. Isso também fortalece a confiança no dinheiro gasto, porque os bancos centrais agem independentemente dos governos – assim diz a teoria.

No entanto, parece cada vez mais que instituições como o BCE, o Fed e o PBoC estão cada vez mais atendendo ao apelo político por uma economia próspera. Ao fazer isso, eles perdem de vista a estabilidade de preços, que as pessoas experimentam em quase todas as compras – tudo está ficando mais caro.

Mas quando o poder de compra e os salários reais caem, isso acaba tendo um impacto negativo na economia.” (+723 palavras, Investing.com)

O senhor Oehri, inspirado também pelo “analista do Rabobank” Michael Emery, parece sincero ao acreditar, destarte o nosso desejo de que irônico estivesse sendo, que somente a concentração de riqueza em forma monetária nas mãos de uns poucos que não conseguem gastar tudo o que tem – não o aumento da produção – conteria a alta dos preços, que seria consequência direta da distribuição de renda entre o conjunto dos produtores.

No seu texto, parece ignorar a obrigação dos bancos centrais em muitos países, o Brasil inclusive, de buscar o pleno emprego dos meios de produção como resultado da política monetária que praticam. Talvez por um fetichismo ao abstrato dinheiro é que creia estar a China à beira de um colapso.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Banco Central exige presente em dinheiro para todo cidadão; bolha está estourando

Deixe um comentário