Manchetes do dia – 18.7.2023

Juro elevado do BC torna prévia do PIB negativa em maio, afirma Haddad

A atividade econômica do país recuou 2% em maio, frente ao resultado de  abril (0,56%), segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central. Esse é o maior tombo registrado pelo IBC-Br desde março de 2021, quando a economia recuou 3,6%. Ao comentar o resultado do indicador do BC, considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), oficialmente divulgado pelo IBGE, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o péssimo resultado da economia está ligado a política monetária contracionista do Banco Central, que impõe os juros altos ao Brasil para restringir o consumo de bens e serviços no país.  

“Só faltam os escandalosos juros caírem”, cobra Alckmin, ao criticar teimosia de Campos Neto

“As coisas estão caminhando bem: inflação em queda, câmbio competitivo, reforma tributária aprovada na Câmara, arcabouço fiscal encaminhado. Só faltam os escandalosos juros caírem e nós vamos ter uma geração de emprego ainda mais forte”, afirmou o vice e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo Lula. Simone Tebet já tinha alertado que com esses juros, “não adiante fazermos o Desenrola”

Forças Armadas impediram o golpe de Bolsonaro, reafirma chefe do Estado-Maior do Exército

O general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, chefe do Estado-Maior do Exército e número dois na hierarquia da Força, deu uma declaração firme sobre a posição das FFAA relativa às tramoias golpistas arquitetadas por Jair Bolsonaro e suas milícias logo após sua derrota nas urnas nas eleições presidenciais do ano passado. “O Alto Comando do Exército nunca quis intervenção militar nem antes, nem durante e nem depois das eleições e da posse do presidente Lula”, disse o general.

João Donato se vai, mas nos deixa os sons do tempo da delicadeza

A estridência do Brasil contemporâneo não nos permite apreciar a bossa nova como deveríamos. Ela nos soa até anacrônica com sua sonoridade suave, suas letras minimalistas e cantores de vozes pequenas. Mas é este conceito inovador da música brasileira, do final dos anos 1950, que nos deixa como legado o compositor João Donato. Ele partiu aos 88 anos, no Rio de Janeiro, após ter celebrado a volta do presidente Lula ao governo e a posse de Margareth Menezes no Ministério da Cultura.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.7.2023

Deixe um comentário