Decisão do BC está em descompasso com o país, afirma Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o comunicado do Copom foi “muito ruim” e que o Banco Central (BC) “está contratando problema futuro”. O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, nível desde agosto de 2022 – impondo restrições à atividade econômica do país. “Nós estamos com juro real que deve estar batendo 8%. Essa é que é a realidade”, disse o ministro da Fazendo sobre a manutenção os juros em 13,75%, alertando sobre os impactos, nos Estados, municípios, no varejo e na vida das pessoas
Sob pressão dos juros do BC, indústria segue “sem força” em maio e emprego cai, aponta CNI

A atividade industrial brasileira medida pelos indicadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) segue “sem força”, de acordo com a avaliação da entidade. Após meses sucessivos de queda, a produção teve crescimento tímido em maio, mais baixo do que o usual para o mês. A utilização da capacidade instalada também permanece a níveis menores do que os últimos dois anos e o emprego industrial caiu. “A manutenção da Selic em 13,75% ao ano, com as expectativas de inflação para os próximos 12 meses em queda, representa menos dinheiro em circulação e um pé no freio na atividade econômica, que no jargão econômico é chamado de ‘intensificação do caráter contracionista da política monetária’”.
Lula defende que países ricos devem pagar dívida histórica com o planeta

Ao participar do festival “Power our Planet”, Lula discursou para uma plateia de cerca de 20 mil pessoas e foi ovacionado várias vezes. Num dos momentos em que mais foi aplaudido, disse que os países ricos “têm de pagar a dívida histórica que têm com o planeta terra”. Após convidar a plateia a comparecer à COP-30 — Cúpula do Clima da ONU, a ser realizada em Belém em 2025 — e conhecer de perto a Amazônia, Lula disse ser preciso cobrar a responsabilidade dos países ricos para que financiem os que estão em desenvolvimento e que tenham reservas florestais.
Há 82 anos Hitler invadia a URSS para “dizimar a população soviética”. O plano fracassou

Há 82 anos tinha início a invasão da URSS pelos nazistas comandados por Adolf Hitler. Na Rússia este é um “Dia de Lembrança e Tristeza”. Teve início a Grande Guerra Patriótica, como os soviéticos batizaram o conflito, vencido por eles e seus aliados em 9 de maio de 1945 com a rendição completa dos países do bloco fascista. O historiador Yegor Yakovlev revela o plano – só agora publicado em russo – para a destruição dos povos da URSS. Ele ressalta a importância dessas revelações neste momento em que a Rússia volta a enfrentar forças nazistas na Ucrânia

Um comentário em “Manchetes do dia – 23.6.2023”