O que está por trás da cultura de juros altos?

A queda dos preços dos combustíveis, que desinflaciona toda a economia, são devido ao fim da paridade de preços de importação que a Petrobrás praticava antes, não aos juros elevados determinados pelo Banco Central do Brasil até hoje.
Oportuna a pergunta de Oreiro e esclarecedora a sua resposta.

Avatar de jlcoreiroJosé Luis Oreiro

https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2023/06/09/o-que-esta-por-tras-da-cultura-de-juros-altos.ghtml

Fui um dos economistas entrevistados para essa materia do caderno Eu& do Valor Econômico. Falei sobre déficit, divida pública indexação e a estabilização inacabada do Plano Real. O Brasil precisa de uma Reforma Monetária que estabeleça o Real como a única unidade de conta dos contratos da economia brasileira. Só assim poderemos ter juros e inflação mais baixos.

O que está por trás da cultura de juros altos?
Brasil convive com taxas elevadas há quatro décadas, e isso por si já torna mais difícil mudar o parâmetro
Em fevereiro, ao criticar a manutenção da taxa Selic em 13,75%, o presidente Lula se referiu a uma “cultura de juros altos” que existiria no Brasil. A expressão não é nova. Foi usada pelo industrial José Alencar em 2003, quando era vice-presidente do próprio Lula, por ocasião de uma reunião do Copom que baixou a taxa em 2,5 pontos. Na época, Alencar…

Ver o post original 3.779 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “O que está por trás da cultura de juros altos?

Deixe um comentário