Embora o juro nominal da Argentina seja muito maior que o brasileiro, cabe ao Brasil o topo da lista em juros reais, em que só dez países praticam taxas básicas acima de 1% e a maioria tem juro real negativa; Japão e Suíça têm, inclusive, taxa nominal abaixo de zero.






O comparativo acima da média das expectativas da inflação para os doze meses à frente (Focus-BC) com a inflação acumulada em doze meses efetivamente ocorrida (IPCA-IBGE). O IPCA efetivo foi adiantado doze meses para podermos comparar com o que se previa na época com a variação ocorrida. O arrocho monetário de 2016 e 2017 não foi totalmente previsto pelo mercado e a partir de 2017, a inflação acumulada em doze meses fica bastante abaixo do que se previa um ano à frente.
Seguir a Economia da Confiança novoclássica com base na pesquisa Focus é um erro técnico do BCB! Assim, como combater inflação de custos por quebra de oferta com controle abusivo da demanda agregada. Não é inflação de demanda!
Eduardo Cucolo (FSP, 26/03/23) avalia: taxa real de juros, que é a diferença entre as expectativas para a taxa básica e as projeções de inflação, caiu nos últimos…
Ver o post original 1.058 mais palavras
2 comentários em “Ranking Mundial de Juros Nominais e Reais Ex-Ante”