Reindustrialização, Neoindustrialização ou Anacronismo com a Nova Divisão Internacional do Trabalho?

O gráfico que ilustra a matéria do professor Fernando Nogueira traz números bem conhecidos sobre a queda da participação da indústria no produto brasileiro. Saber e poder fazer é o significado de reindustrialização para tornar mais confortável a vida de todos os brasileiros. Um primeiro passo para o futuro é romper com a dependência externa.

Avatar de Fernando Nogueira da CostaBlog Cidadania & Cultura

Após o estrago que a pandemia de covid-19 causou nas cadeias globais de produção, a palavra reindustrialização voltou ao vocabulário nacional. O ex-ministro da Economia

Paulo Guedes já falava da “oportunidade” que a crise das cadeias trouxe para o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez campanha prometendo a “reindustrialização” e lançou seu programa com esse objetivo no dia 25/05/23.

Diante do consenso de que não há condições atualmente para repetir o mesmo modelo do século passado, dentro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e

Serviços (Mdic), os funcionários preferem usar o termo “neoindustrialização”. O que está no radar é uma série de iniciativas com o objetivo de, inicialmente, dar credibilidade macroeconômica e incentivar investimentos na indústria de transformação, que é essencialmente o setor que vem perdendo participação no PIB desde meados da década de 1980.

Economistas e empresários ouvidos pelo Valor (24/05/23)apontam a necessidade de o…

Ver o post original 1.004 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Reindustrialização, Neoindustrialização ou Anacronismo com a Nova Divisão Internacional do Trabalho?

Deixe um comentário