Fúria da moeda e “austericídio” fiscal

O Dr. Sergio Barroso – doutor em ciências médicas e econômicas – elabora estudo sobre o fetiche da moeda e como isso se relaciona com a acumulação financeira hodierna, para emprestar-lhe a expressão.
Na fase terminal do desenvolvimento capitalista, o poder o equivalente universal das mercadorias é expresso na política e fortemente suportado pelo equivalente atômico do dinheiro.
Todo o gasto público que não seja com o capital fictício ou portador de juros é malvisto, assim no Brasil como no mundo.

Blog do Renato

porA. Sergio Barroso

Em duas breves seções, o artigo aborda: 1) Uma parte teórica, acerca da “abstração” e sua mania de provir o vendaval da moeda. 2) A sistemática operação do poder político para fazer mais o valor – o saque e a especulação via políticas monetária e fiscal que se generalizou.

1.Moeda e política monetária: três grandes rupturas

A destacada economista francesa Suzanne de BRUNHOFF (1929-2015) foi direto ao ponto aludido, quando publicou um pioneiro ensaio de interpretação marxista sobreA política monetária(Paz e Terra, 1978 [1973-4]). Então voltado às grandes mudanças a partir do desvinculamento do dólar ao ouro, desde agosto de 1971, pelo governo Nixon, um dos pontos cruciais desse estudo diz respeito à ideia de que é “preciso explicitar” a articulação intrínseca – a relação – entre política de classee moeda, no capitalismo hodierno. Pois haveria, como em toda economia mercantil, em…

Ver o post original 2.633 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Fúria da moeda e “austericídio” fiscal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: