Manchetes do dia – 15.2.2023

Atos em 9 Estados e no DF dão início à mobilização contra os juros extorsivos do BC

Essa mobilização conta com manifestações de rua, como as que acontecem em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, com a construção de uma Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos, coleta de assinaturas para um abaixo-assinado e outras atividades. A palavra de ordem da mobilização está sendo “menos juros, mais empregos”. Na internet, está sendo usada a hashtag #JurosBaixosJa.

PGR denuncia mais 139 golpistas que atacaram o STF, Congresso e Planalto

Dos 139 denunciados, 137 foram presos em flagrante depredando o Palácio do Planalto e dois foram detidos na Praça dos Três Poderes portando rojões, facas, cartuchos de gás lacrimogênio e itens usados para fazer explosivos como coquetel molotov. Segundo a PGR, esses golpistas deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado contra o patrimônio da União; deterioração de patrimônio tombado.

A confusão do deputado no setor primário

Voltar a extinguir o Ministério do Desenvolvimento Agrário é voltar ao esquecimento da agricultura familiar, é voltar as hordas bolsonaristas de esquecer os povos da terra, pequenos agricultores, quilombolas, assentados e mais ainda, o fortalecimento das ações demarcatórias, principalmente das terras amazônicas, onde o agronegócio vem avançando assustadoramente nos biomas da floresta, caatinga e cerrado.

Com Bolsonaro, número de armas chega a quase 3 milhões 

Dentre os muitos legados negativos deixados por Bolsonaro, um dos que mais têm poder de impactar a vida de toda a população é o salto no aumento do número de armas de fogo em circulação no país. Há quase 3 milhões de armas particulares hoje no Brasil, mais do que o dobro do que havia em 2018, quando elas eram cerca de 1,3 milhão.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: