A cultura como eixo fundamental na reconstrução do Brasil

Precisamos chamar as coisas pelo seu verdadeiro nome. Fascismo é fascismo, não “liberalismo”. Especulador é especulador, não “investidor”. Imperialismo é imperialismo, não “livre comércio”. Não se trata de “luta por inclusão”, é luta de classes mesmo! Trabalho sem direitos, não é “parceria”, é aumento da exploração da mais valia absoluta. A cultura é a arma para mudar.
Refinaria privatizada vende o gás de cozinha mais caro do país, mostra Observatório

Sob o controle do grupo privado Atem, desde o início de dezembro de 2022, o preço do botijão da Reman já é 37,1% superior ao das refinarias da Petrobrás e está 14% acima do cobrado pela Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, privatizada no final do ano de 2021, que sob o controle do fundo árabe Mubadala Capital passou a se chamar Mataripe.
Governo Lula revisa 234 sigilos de Bolsonaro

Entre os casos estão as entradas dos filhos do ex-presidente Bolsonaro no Palácio do Planalto e o processo disciplinar que inocentou o deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde, por participar de um ato político com o ex-presidente quando ainda era general da ativa.
José Carlos Ruy e seu Dicionário Machado de Assis

Em homenagem ao jornalista, escritor, pesquisador e colunista do Portal Vermelho José Carlos Ruy, Urariano Mota publica seu prefácio ao livro de Ruy sobre a obra de Machado de Assis.
2 comentários em “Manchetes do dia – 5.2.2023”