Butantan anuncia vacina contra a dengue com eficácia de 79,6%

Com informações da Hora do Povo

Mais uma vitória da ciência sobre o negacionismo

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan obteve 79,6% de eficácia no final dos ensaios clínicos. O imunizante, que tem como alvo os quatro sorotipos do vírus causador da doença, começou a ser desenvolvido pela instituição em 2009 e a previsão é de que os estudos sejam finalizados até 2024.

De acordo com a instituição, o acompanhamento com um grupo de 16 mil participantes por dois anos não registrou ainda nenhum caso grave da doença entre os que receberam o imunizante.

Para o estudo, os participantes foram divididos aleatoriamente em grupos, nos quais dois terços receberam a vacina e um terço recebeu um placebo. De acordo com a diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos, 135 casos da doença foram registrados entre os voluntários – 100 entre o grupo que recebeu o placebo e 35 entre os que receberam a vacina.

“Este estudo é uma prova da capacidade da ciência brasileira na tentativa de encontrar soluções para problemas de saúde pública que acometem o país, e a dengue é um grande exemplo. É uma pesquisa feita inteiramente por instituições públicas de pesquisa”, afirmou o médico infectologista Esper Kallás, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). (+578 palavras, Hora do Povo)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: