Vietnã ultrapassa o Brasil em exportações

Com informações de Paulo Gala

Com território semelhante ao do Estado de Goiás e população inferior à metade da brasileira, a nação asiática alcançou o Brasil em 2016 e em 220 somava 280 bilhões de dólares dos EUA em exportações, cinquenta a mais que o Brasil.

Segundo Gala, “em 1990, o PIB per capita do Vietnã era de 200 dólares, mas já em 2017, ele saltou para 2400 dólares. Desde as reformas, o Vietnã socialista cresce a uma média de 7,2%, sendo que as exportações crescem a uma média de 20% ao ano. Atualmente, 20% do PIB Vietnamita é composto pela indústria, que cada vez mais tem se tornado complexa, nacional e competitiva. O país também ostenta uma expectativa de vida de 76 anos, que é maior que a do Brasil. De sua população total, 92% têm acesso à eletricidade e 80% à água potável. A pobreza caiu drasticamente, saiu de mais de 50% para 15% da população em somente 20 anos. O Vietnã está saindo da periferia mundial para a relevância geopolítica e competição em tecnologias, um líder regional notável. De exemplo, a Viettel, uma empresa estatal do Vietnã, está lançando a Internet 5G em países como Laos, Camboja e Mianmar”.

O Vietnã está seguindo não apenas a Coréia do Sul – provavelmente o país que mais admira -, mas a sua vizinha e rival China, que priorizou a criação de grandes grupos domésticos e estabeleceu regras estritas sobre o que os estrangeiros poderiam fazer. (Financial Times)

Paulo Gala é doutor em economia e professor na FGV; também economista-chefe do Banco Master. Em sua página traz mais informações sobre o fenômeno vietnamita.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Vietnã ultrapassa o Brasil em exportações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: