Números da Economia antes do Lula III

As projeções de crescimento da economia pelo “nervoso” mercado para 2023 não chegam a 1%, talvez insuficiente sequer para manter o nível de desemprego estável, vez que a população economicamente ativa tende a crescer em ritmo semelhante.
A pobreza, consistentemente reduzida nos dois primeiros mandatos de Lula, se mantém em alta desde a recessão de 2015.
São desafios que parecem demandar o rompimento do teto de gastos não como tem sido feito, para sangrar o Estado em favor dos rentistas, mas para investir, empregar, gerar renda e crescimento econômico compatíveis com um equilíbrio fiscal no interesse nacional.

Blog Cidadania & Cultura

No campo da economia, muito tem se falado sobre o desafio fiscal do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E curto prazo, as negociações seguem em ritmo acelerado para garantir mais recursos no Orçamento de 2023.

O objetivo é tornar viável o aumento de despesas capaz de financiar promessas de campanha e projetos prioritários da gestão. Mais complexa é a negociação para um novo arcabouço fiscal que possa ser uma alternativa ao teto de gastos, ainda mais em discussão desde a pandemia.

Mas qual é a cara da economia brasileira que Lula vai encontrar em seu terceiro mandato? Como foi a evolução recente da inflação? Em que pé estão indústria, comércio e serviços, o tripé da atividade econômica? Qual é a atual situação do mercado de trabalho? Como estão os estão indicadores de pobreza e de endividamento da população?

Estão reunidos, no anexo em pdf, os principais…

Ver o post original 1.679 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: