Em 2024, caberá ao Brasil presidir o G20 e os BRICS

O economista Paulo Nogueira Batista Jr. teve forte atuação na formação dos BRICS, tendo sido vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento da aliança, após exercer como diretor-executivo do FMI, e concedeu ao Tutameia entrevista sobre esse e outros temas de interesse da nacionalidade.

Ante o cenário de metade das crianças brasileiras viverem abaixo da linha de pobreza e quase 35 milhões de casos de Covid, com mais de 687 mil mortes, a maioria prevenível, Nogueira classificou o pleito em curso como “a eleição da vida”. E, para o Brasil não submergir ao naufrágio bolsonarista, Lula vem construindo uma verdadeira “arca de Noé”, complementou. Em disputa, a possibilidade de regeneração do país ou prosseguir a sua destruição.

A ampla aliança é necessária, mas traz consigo a entrada no governo de setores conservadores, afetados pelo “complexo de vira-lata”, entende o economista. A burguesia nacional não-financeira, hegemônica outrora, está enfraquecida ante o hipertrofiado financismo vigente. “É preciso equilíbrio para a arca não virar”, afirmou.

Segundo Nogueira, “o Brasil é um país planetário, um dos poucos do mundo todo”. Tem vasto e rico território e um povo integrado por gente vinda de todos os lugares. E vasta capacidade de conversar, o que granjeou bom prestígio internacional, hoje um tanto abalado.

Ele afirmou que a nossa gente se dar bem com todos, nacional e globalmente, não significa submissão. Cabe ao governante brasileiro, a exemplo do que já fizeram Getúlio com a siderurgia e Lula com o superciclo de comódites, obter condições vantajosas para o país.

Batista Jr. lembrou que a presidência do G20 e dos BRICS em 2024 caberá ao Brasil. Ante à pirataria estadunidense confiscadora das reservas russas, pode ser boa oportunidade para fortalecer o intercâmbio direto do R5 – as cinco moedas começam pela mesma letra: real, renmimbi, rúpia, rublo e rand. Tudo ao lado de um novo projeto nacional de desenvolvimento, no caso da vitória do experiente ex-presidente Lula.

O canal Tutaméia é apresentado pelos experientes jornalistas Eleonora e Rodolfo Lucena, ambos com destacada passagem na Hora do Povo e Folha de São Paulo, e traz programação com temas relevantes à construção do da Nação brasileira.

Artigo de autoria do entrevistado: O declínio do Ocidente.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Em 2024, caberá ao Brasil presidir o G20 e os BRICS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: