Experimento mostra o que uma hora de contato com a natureza faz com o cérebro humano

No tenso momento em que o Brasil está escolhendo seu caminho, manter as ideias em ordem para uma boa decisão é imperativo para uma boa saúde, necessária para os enfrentamentos que virão.
Desanuviar a mente, como na meditação, é boa ferramenta para melhorar as chances de todos.

Portal Factótum Cultural

Contato de apenas uma hora com a natureza provoca reações benéficas em área do cérebro humano envolvida no processamento do estresse. Imagem: Simona Pilolla – Shutterstock

Um artigo publicado no início do mês na revistaMolecular Psychiatry, pertencente ao grupoNature, faz uma correlação entre asaúdehumana e o contato com a natureza. Segundo o estudo, andar em uma floresta por apenas uma hora, por exemplo, pode desencadear reações benéficas em nossocérebro.

Conforme destaca o siteScience Alert, a história humana se desenrolou, em grande parte, em cenários bucólicos, com savanas e vales de rios arborizados hospedando nossos ancestrais por milhões de anos. Em comparação, as cidades modernas trouxeram um novo tipo de habitat, que apesar de oferecer muitas vantagens, muitas vezes prejudica nossasaúde mental.

Diversas pesquisas associam ambientes urbanos com o aumento do risco de ansiedade, depressão e outros problemas de…

Ver o post original 566 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: