The Guardian destaca corrida por crimes ambientais no Brasil antes do fim do governo Bolsonaro

Imagem Michael Dantas/AFP

O tradicional jornal britânico The Guardian já havia expresso, conforme se vê em notícia do UOL em português, que Bolsonaro demonstrou “ser um ‘líder incompetente’ e permanece como ‘ameaça’ para o planeta”.

Agora o tema são os crimes ambientais, de prejuízo global, cometidos em solo brasileiro mal cuidado pelo presidente.

O desmatamento da Amazônia disparou antes da eleição presidencial ambientalmente vital do Brasil, com uma área quase do tamanho da Grande Londres perdida apenas no mês passado.

Satélites do governo mostram que uma área de 1.455 quilômetros quadrados de floresta tropical foi destruída em Setembro, enquanto criminosos ambientais correm para dizimar a região antes que uma possível mudança de presidente possa encerrar a era de destruição de Jair Bolsonaro.

O órgão de vigilância do Observatório do Clima disse que o número aumento 47,7% em comparação com Setembro passado e se equiparou ao mesmo mês de 2019, primeiro ano do governo de extrema-direita de Bolsonaro. Agosto viu um aumento de 81% no desmatamento.

Lula, que conseguiu reduzir a destruição da Amazônia durante seu governo de 2003-2010, prometeu reviver os esforços de proteção, acabar com a mineração ilegal de ouro e criar um ministério para os povos nativos, se eleito.

Tradução livre de trechos da matéria original em inglês, The Guardian.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: