Por questões sociais, futuro presidente terá que abrir mão do Teto de Gastos

Oreiro apresenta duas sugestões para o brasileiro viver melhor no próximo governo. Além de pugnar pela flexibilidade da política fiscal para assegurar a assistência social necessária no próximo ano, combinada com a retomada dos investimentos públicos para melhorar o emprego e a infraestrutura, o economista e professor da UNB defende a retomada do aumento real do salário mínimo, com fórmula que cause menor impacto inflacionário.

José Luis Oreiro

Em 2023, momento será de apresentar novo arcabouço, que garanta o equilíbrio fiscal no médio e longo prazos

Edla Lula

Link da matéria: https://maisbrasil.news/2022/08/22/por-questoes-sociais-futuro-presidente-tera-que-abrir-mao-do-teto-de-gastos/

22/08/2022 13:35

Nas campanhas eleitorais, os principais candidatos à presidência já admitiram que o teto de gastos impede a criação de políticas públicas de combate à pobreza. (Foto: Reprodução)

As pressões provocadas por temas sociais, comoinsegurança alimentar e desemprego,forçarão o próximo governante a extrapolar o teto de gastos – uma das principais ancoras da política fiscal.O ministro da Economia, Paulo Guedes, inclusive, admitiu, recentemente, que o atual governo já furou o teto, criado em 2016 para durar por mais 30 anos.

De acordo com a Instituição Fiscal Independente (IFI), vinculada ao Senado, até agora, o governo ultrapassou o teto em R$ 213 bilhões.

Ainda no ano passado, no âmbito das discussões sobre o auxílio emergencial, Paulo Guedes, batizou essa “licença para gastar”…

Ver o post original 284 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Por questões sociais, futuro presidente terá que abrir mão do Teto de Gastos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: