É um erro dar aumento real ao salário mínimo?

Oreiro apresenta duas sugestões para o brasileiro viver melhor no próximo governo. Além de propor aqui nova fórmula de aumento real do salário mínimo com menor pressão inflacionária, enquanto a reindustrialização não vem, o economista e professor da UNB trata também do fim do teto de gastos. Sem descuidar do equilíbrio fiscal a médio prazo, no curto o governo terá que ter “a flexibilidade necessária para fazer as políticas de assistência social que precisam ser feitas e retomar o investimento público em obras de infraestrutura e assim, gerar crescimento econômico”.

José Luis Oreiro

Foto: José Luis Oreiro/TV Senado.

Recentemente um economista do mercado financeiro, mas com um perfil mais “keynesiano”, afirmou que o aumento real do salário mínimo no periodo 2003-2013 só foi possível devido, não a uma alegada melhoria dos termos de troca da economia brasileira, mas ao comportamento benigno dos preços dos bens duráveis após a entrada da China no cenário global. Esse evento teria gerado uma grande deflação dos preços dos bens manufaturados, abrindo assim espaço no IPCA para o aumento do salário mínimo.

Tenho dois pontos de divergência com respeito a essa análise. Em primeiro lugar, a deflação dos preços dos bens manufaturados só foi possível graças a brutal apreciação da taxa nominal e real de câmbio no Brasil no período 2004-2007. Esse movimento da taxa de câmbio – alimentado pelo enorme diferencial entre a taxa de juros doméstica (selic) e as taxas de juros praticadas nos países desenvolvidos…

Ver o post original 585 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “É um erro dar aumento real ao salário mínimo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: