Juro X Consumo: Perdas em Vendas na Indústria, Varejo e Serviços

O ciclo é vicioso: menos vendas, menos empregos, menos renda, menos compras…
Do candidato à reeleição no Brasil, a China recebeu críticas devido à falta de mão-de-obra. Basta ver o resultado do pleno emprego por lá para entender quão danoso é o excedente desempregado que o país dispõe.
Sobre “as medidas de combate à inflação” que ele orgulhosamente expõe, vemos no artigo abaixo os efeitos do juro alto sobre a vida dos brasileiros.

Blog Cidadania & Cultura

Marli Olmos, Daniela Braun, Adriana Matos, Sergio Tauhata, Raquel Brandão, Ana Luiza Tieghi e Cristian Favaro (Valor, 18/07/22) publicaram uma reportagem sobre o estado atual lastimável do comércio varejistano Brasil.

A combinação da pressão inflacionária com a alta nos juros provocou queda de vendas na indústria, varejo e serviços no primeiro semestre e levou setores a rever projeções para o ano. Ao mesmo tempo, o consumidor de produtos que não são de primeira necessidade voltou a adotar hábitos que no passado marcaram os tempos de inflação elevada: passou a comprar de quem oferece parcelamento mais longo, a escolher produtos menos sofisticados, como no caso de computadores e televisores, ou simplesmente deixou de comprar, como tem acontecido com carros.

Aliado à perda do poder de compra, o impacto do crédito mais restrito e caro já começou a aparecer nos índices de inadimplência de grandes redes do varejo e leva…

Ver o post original 2.288 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: