Efeito de Rede em Riqueza

André Lara Resende foi diretor do Banco Central do Brasil e um dos integrantes da equipe econômica que elaborou o Plano Real.
Da sinopse do seu novo livro Camisa de Força Ideológica (Portfolio-Penguin; Edição do Kindle; 2022) destacamos duas assertivas:
“A riqueza financeira é mera contabilidade de direitos e deveres. Não é capaz de aumentar a disponibilidade de bens e serviços”
“A contabilidade financeira deve procurar recompensar a produtividade e promover o bem-estar coletivo”.
Sobre a transmissibilidade intergeracional, reconhecida como legítima nas sociedades capitalistas e socialmente tributada em muitas delas, é importante lembrar que a riqueza financeira recebida não terá sido fruto do esforço do donatário e, muitas vezes, sequer do doador.

Blog Cidadania & Cultura

A população brasileira está estimada em quase 215 milhões de pessoas. A população adulta passava 172 milhões, no fim de 2021, embora na força de trabalho estivessem menos de 108 milhões, sendo quase 96 milhões ocupados e 12 milhões desocupados.

Em 2020, no mercado de trabalho formal, o número de pessoas ocupadas assalariadas em empresas e outras organizações ativas chegou a 45,4 milhões. No mesmo primeiro ano da pandemia, o número dessas entidades atingiu 5,4 milhões e o número de sócios e proprietários totalizou 7,3 milhões pessoas.

O número de empresas sem assalariados cresceu 8,6% ou mais 227,3 mil. Diante do desemprego, essas pessoas resolveram abrir o próprio negócio. Se a empresa aberta tinha CNPJ, declarava o eSocial e não fosse MEI, ela era considerada no CEMPRE-IBGE.

Como a Ciência Social analisa uma sociedade tão complexa com tamanha diversidade de indivíduos e empresas? No caso das Pessoas Físicas, classificando-as…

Ver o post original 1.171 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: