Inovação em Tecnologia Agrícola da EMBRAPA: Tropicalização do Trigo no Brasil

A reportagem de Mauro Zafalon traz um aspecto prático da dependência: fenômenos internacionais fizeram subir o preço do trigo que o Brasil importa.
Para que “o pãozinho seja cada vez mais brasileiro” e seu consumo popular não seja onerado pelos humores de fora, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mais uma vez se lança à tropicalização agrícola, como já havia feito com a soja e o milho.
Chegou a vez de o trigo ampliar seu espaço nas terras cultiváveis brasileiras.
Mesmo caminho, aponta Fernando Nogueira, que se deve buscar em relação aos fertilizantes, também item destacado da pauta de importações.

Blog Cidadania & Cultura

Mauro Zafalon (FSP, 09/04/22) publicou reportagem sobre um fenômeno desconhecido por muitos: o pãozinho francês deverá ser mais brasileiro nos próximos anos.guerra da Ucrânia mostrou a necessidade de o país repensar algumas atividades agrícolas, principalmente a do trigo.

O Brasil foi afetado fortemente em dois pontos fundamentais na dependência externa que o agronegócio tem:fertilizantese trigo.

No caso do primeiro, as importações vêm diretamente de um dos países envolvidos no conflito, que é a Rússia. Com relação ao trigo, tanto Ucrânia comoRússiasão importantes exportadores mundiais do cereal.

Embora os dois não tenham importância direta no volume de trigo importado pelo Brasil, o país está sofrendo os efeitos do repique internacional dos preços.

A produção nacional deste ano deverá subirpara 7,9 milhões de toneladas, com consumo de 12,7 milhões. Daí a necessidade de importação de 6,5 milhões de toneladas. Boa parte será nos patamares atuais…

Ver o post original 1.166 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: