O setor público brasileiro tem produtividade bem alta e emprega relativamente pouco!

Paulo Gala / Economia & Finanças

O professor doutor da FGV Paulo Gala, economista-chefe e CEO em instituições financeiras e fundos de investimentos, traz dados reveladores do setor público brasileiro. De se notar que, no país, a mineração e os serviços de utilidade pública, líderes em produtividade e “acima do gráfico” tanto no Brasil como nos EUA, contaram com o pioneirismo e ação essencial do Estado para se consolidarem no topo da lista.

Se os serviços públicos em 2011 já se destacavam no universo laboral do Brasil, a sucessiva redução do quadro de funcionários por aposentadorias superiores à reposição por concurso público indica uma melhora de produtividade, já que a obrigação do Estado, no essencial, não se reduziu na última década.

O gráfico acima mostra a produtividade dos diversos subsetores da economia brasileira em 2011. os dados são do GGDC (http://www.rug.nl/ggdc/productivity/10-sector/ ). A produtividade e’calculada como valor adicionado do subsetor/numero de ocupados no subsetor. Os serviços empresariais e a industria são os setores que mais empregam e tem maior produtividade entre os setores que empregam. O […]

O setor público brasileiro tem produtividade bem alta e emprega relativamente pouco! — Paulo Gala / Economia & Finanças

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “O setor público brasileiro tem produtividade bem alta e emprega relativamente pouco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: