Dia Nacional da Vacinação

A data dedicada à conscientização da importância da vacinação na prevenção e erradicação de doenças como a Covid-19 encontra no Brasil mais de 603 mil mortos, cerca de 15% dos óbitos prematuros globais. Se a vacinação tivesse sido iniciada mais cedo, centenas de milhares de brasileiros ainda estariam entre nós.

De acordo com o Brasil Escola, “a vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico. Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma importante forma de prevenção contra doenças.

Além das vacinas preventivas aos males do coronavírus, “podemos citar a da gripe, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, poliomielite e HPV”.

Quem ama o próximo vacina a si e aos seus, para que a saúde prevaleça sobre doenças evitáveis.

Ou, cem anos depois da Revolta da Vacina, arriscar a vida própria e de todo o povo. E a ser barrado na porta do Estádio e dos restaurantes, mundo afora…

#VacinaSim

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: