
A data dedicada à conscientização da importância da vacinação na prevenção e erradicação de doenças como a Covid-19 encontra no Brasil mais de 603 mil mortos, cerca de 15% dos óbitos prematuros globais. Se a vacinação tivesse sido iniciada mais cedo, centenas de milhares de brasileiros ainda estariam entre nós.
De acordo com o Brasil Escola, “a vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico. Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma importante forma de prevenção contra doenças.“
Além das vacinas preventivas aos males do coronavírus, “podemos citar a da gripe, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, poliomielite e HPV”.
Ou, cem anos depois da Revolta da Vacina, arriscar a vida própria e de todo o povo. E a ser barrado na porta do Estádio e dos restaurantes, mundo afora…
#VacinaSim