O Ministério da Saúde não adverte, mas aglomerar sem máscara faz mal à saúde

Mil mortes diárias outra vez

Os especialistas chegam a classificar o janeiro vindouro como o “mais triste da história do país”. A ausência de bons hábitos de pessoas que prejudicam a coletividade, combinada com a inépcia federal em assegurar vacina para todos já traz um prenúncio do que está por vir.

Cézar Xavier traz, no Vermelho, o preocupante quadro destes dias:

“O Brasil registrou 1.092 novas mortes por Covid-19 segundo atualização divulgada hoje (17) pelo Ministério da Saúde. Com isso, o país voltou ao nível de setembro. O último dia em que foram registrados mais de 1 mil  óbitos foi no dia 30 daquele mês. Com estas mortes acrescidas às estatísticas, o número de falecimentos provocados pela pandemia totalizou 184.827. 

Nos últimos sete dias, a média de óbitos foi de 725 —um aumento de 27% na variação de 14 dias. São 14 dias seguidos em que o Brasil apresenta alta na média móvel de mortes. Ontem o sistema do Ministério da Saúde marcava 183.735 óbitos. Há 2.236 mortes em investigação. (+ 205 palavras, Vermelho)

O que parece ser uma segunda onda recomenda o isolamento social, o uso de máscara quando em espaço público e muito álcool-gel para conter a transmissão do vírus. O contrário do mau exemplo presidencial.

E #VacinaJá, como todos os países civilizados do mundo estão fazendo, exceto o Brasil, em que pese o esforço dos cientistas e técnicos envolvidos na pesquisa de como prevenir o vírus, cuja letalidade é de 26 pessoas a cada mil infectados.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: