Brasil caminha para mais uma década perdida na economia, diz FGV

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Se os anos 1980 ficaram conhecidos, no Brasil, como a “década perdida”, que dizer destes em que governaram Dilma, Temer e Jair Bolsonaro?

Nunca antes na história do nosso país o povo empobreceu tanto, aponta a Fundação Getúlio Vargas, como se verá à sequência.

Economistas projetam o pior PIB per capita dos últimos 120 anos ao final de 2020

O Brasil deve registrar ao final deste ano os piores resultados para uma década de crescimento econômico e de variação de PIB per capita dos últimos 120 anos, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com os economistas Claudio Considera e Marcelo Balassiano, esse cenário ocorreria mesmo sem a pandemia da Covid-19.

As projeções da fundação para a década (2011 e 2020) é de um crescimento médio de 0,2% na economia, o que seria o mais fraco desempenho das últimas décadas, desde o início do século passado. No caso da soma das riquezas do País dividida pela população (PIB per capita), a projeção é que esse indicador deve finalizar a década com um recuo de 0,6% médio, igual ao observado no período de 1981-1990, e também o pior resultado desde 1901.

“O Brasil caminha para mais uma década perdida na economia ao fim de 2020, a segunda em 40 anos”, afirma o economista Claudio Considera, um dos dois autores do estudo, que foi divulgado pelo Valor na terça-feira (15). (+370 palavras, Hora do Povo).

Reprodução Hora do Povo

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Brasil caminha para mais uma década perdida na economia, diz FGV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: