
Se os anos 1980 ficaram conhecidos, no Brasil, como a “década perdida”, que dizer destes em que governaram Dilma, Temer e Jair Bolsonaro?
Nunca antes na história do nosso país o povo empobreceu tanto, aponta a Fundação Getúlio Vargas, como se verá à sequência.
O Brasil deve registrar ao final deste ano os piores resultados para uma década de crescimento econômico e de variação de PIB per capita dos últimos 120 anos, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com os economistas Claudio Considera e Marcelo Balassiano, esse cenário ocorreria mesmo sem a pandemia da Covid-19.
As projeções da fundação para a década (2011 e 2020) é de um crescimento médio de 0,2% na economia, o que seria o mais fraco desempenho das últimas décadas, desde o início do século passado. No caso da soma das riquezas do País dividida pela população (PIB per capita), a projeção é que esse indicador deve finalizar a década com um recuo de 0,6% médio, igual ao observado no período de 1981-1990, e também o pior resultado desde 1901.
“O Brasil caminha para mais uma década perdida na economia ao fim de 2020, a segunda em 40 anos”, afirma o economista Claudio Considera, um dos dois autores do estudo, que foi divulgado pelo Valor na terça-feira (15). (+370 palavras, Hora do Povo).
2 comentários em “Brasil caminha para mais uma década perdida na economia, diz FGV”