Política Externa Desastrosa

Quando nova década perdida consolida-se no Brasil, como há alguns dias registrou a FGV, o continente africano apresenta um crescimento combinado do PIB de seus países de 55% no mesmo período.
O que indicaria um mercado crescente para o Brasil, logo ali do outro lado do Atlântico, mostra-se oportunidade não aproveitada. Ao contrário, a corrente de comércio caiu 60% em dez anos, de USD 20 para 8 bilhões!

Blog Cidadania & Cultura

Daniel Rittner (Valor, 23/11/2020) informa; a presença do Brasil na África diminuiu fortemente na última década, período quando o continente africano teve crescimento do PIB acumulado de 55%. De 2011 a 2020, considerando sempre os nove primeiros meses de cada ano, a corrente de comércio encolheu de US$ 20,3 bilhões para US$ 8,3 bilhões.

As exportações brasileiras caíram, sem exceção, para todas as dez principais economias africanas. Para Nigéria e África do Sul, os dois maiores PIBs, a queda foi respectivamente de 48% e 47%. A corrente de comércio é a soma de exportações e importações.

“A história do Brasil na África tem alternado ondas de expansão e de retração. O governo [Jair] Bolsonaro é um período de recuo”, definiu Alex Vines, diretor do programa de África da Chatham House, centro de estudos sobre política internacional sediado em Londres, durante um seminário recente do banco sul- africano Standard…

Ver o post original 875 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: