A depressão econômica e a queda de presidentes

Enquanto vão-se fechando as urnas do primeiro turno das eleições municipais, que indicam forte rejeição ao Presidente da República, não custa lembrar que “forte queda do PIB”, ora atenuada pelo Congresso Nacional e sua majoração do auxílio emergencial que se queria de R$ 200,00, estimulou, em passado recente, a queda precoce de dois ex-presidentes.

Tanto Collor quanto Dilma tiveram seu caso jurídico mas, de comum, sob o primeiro a economia retraiu 4,5% em um ano e, no segundo caso, 24 meses nos trouxeram um encolhimento da ordem de 7%.

Bem, hoje temos a pandemia, que por ignorância, incompetência ou maldade atingiu no Brasil um morticínio várias vezes maior que em outros rincões da Terra. Mas soma-se ao quadro atual o crescente isolamento comercial e político do Brasil no mundo, fruto, como a depressão econômica e a amplitude da difusão da doença, também da ignorância, incompetência e maldade combinadas do cada vez menor setor encastelado no Planalto.

“O Índice de Atividade Econômica do Banco Central – IBC-Br, divulgado nesta sexta-feira (13), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou um crescimento de 9,47% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior.

Segundo o BC, na comparação com agosto, a economia cresceu 1,29%, mas não retornou ao nível de atividade anterior ao patamar de fevereiro, antes da pandemia do novo coronavírus. No acumulado do ano, até setembro, o indicador registrou queda de 4,93%. Em 12 meses até setembro de 2020, houve queda de 3,32%, ambos sem ajuste sazonal. (Hora do Povo, +238 palavras)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: