Baixada Santista: situação sanitária em agosto

Por dois meses é cadente o número de internações na Baixada Santista e, felizmente, a disponibilidade de leitos de UTI voltou a aumentar na região.

O isolamento social tem sido reduzido mais discretamente do que a flexibilização permitida pelas autoridades sugeriria, como se vê no exemplo ao lado.

Então, por que a Baixada Santista fechou julho rebaixada à fase laranja?

Note-se que os vizinhos do ABC e Vale do Paraíba ficaram com a mesma classificação e Registro, ao Sul, desceu à preocupante fase vermelha.

Os especialistas e autoridades por certo poderão explicar melhor, mas fica a impressão que a resposta popular à flexibilização precisa melhorar, em termo de cuidados ao circular pela cidade.

Tomo o exemplo da praia de Santos: mesmo sob orientação das forças de segurança e vigilância policial, muita gente apenas porta a máscara obrigatória. Não é incomum ver corredores e caminhantes com o nariz e mesmo a boca exposta, colocando a si e a outros frequentadores sob o risco de contaminação. E mesmo aqueles doentes assintomáticos podem levar o vírus para sua casa e família, além vizinhos e cidadãos que os atendam em seus locais de trabalho.

Os prejuízos de uma nova onda são imensos, e não param no fechamento da orla e restrições à atividade econômica. Atentam desnecessariamente contra a vida de muitos santistas que resistiram até agora.

Se a contaminação, que não parou, atinge mais os adultos jovens, é mais letal aos idosos, cardiopatas e diabéticos.

Se sair de casa, use máscara e álcool-gel.

Baixada Santista

Santos

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: