Política Externa Brasileira contraria Interesses Comerciais Nacionais

Muito se comemora o resultado agrícola brasileiro, que atenua a crise econômica e sanitária, mas não resolve o problema do desenvolvimento nacional. Sim, fazer caixa é sempre importante, com o que os chineses têm contribuído apesar da oposição que lhes faz o governo brasileiro. Mas é preciso uma outra política de uso do recurso obtido, uma que aponte para a reindustrialização do Brasil como caminho para a superação do subdesenvolvimento, com relações soberanas com todas as Nações.

Sobre a integração do Brasil com o maior dos seus parceiros do BRICS, recomendável a leitura das considerações do também doutor Elias Jabbour.

Blog Cidadania & Cultura

A atual política externa brasileira se submeteu, voluntária e ideologicamente, aos EUA. Compra uma “guerra comercial”, contrariando os próprios interesses nacionais, contra o maior parceiro comercial brasileiro: a China!

Arícia Martins (Valor, 27/07/2020) informa: contrariando expectativas de que a pandemia causaria estrago maior no comércio do Brasil com o exterior, a demanda firme da China, aliada a um câmbio mais depreciado, evitou retração mais forte das exportações brasileiras. De janeiro a junho, os embarques para o gigante asiático subiram 14,6% ante o mesmo período do ano passado, para US$ 34,35 bilhões, ao mesmo tempo em que as vendas para o resto do mundo caíram 15,2%.

Os cálculos são do Barclays, com base em dados do Ministério da Economia. No total, as exportações encolheram 7,1% no acumulado do ano. Ainda que em terreno negativo, o número foi uma surpresa favorável para economistas, que esperavam redução mais significativa diante da recessão…

Ver o post original 846 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: