Salvar vidas e a economia, aponta Direitos Já!

De liberais a comunistas, Direitos Já! Fórum pela Democracia, coordenado pelo sociólogo Fernando Guimarães e que congrega representantes de 17 partidos políticos, reuniu dez expoentes da nacionalidade para estabelecer uma agenda econômica mínima capaz de, ao mesmo tempo, salvar vidas e reativar a economia brasileira.

Concluem os redatores:

O Brasil não precisa inventar a roda: tem capacidade técnica acumulada em instituições públicas e privadas, em seus bancos públicos e em um setor privado sofisticado. E possui relações bastantes consolidadas com instituições multilaterais e regionais de desenvolvimento que poderiam auxiliar com “fundos de originação de projetos” e com apoio técnico.  A questão aqui é, portanto, transformar estas capacidades dispersas em mecanismos articulados de promoção de um plano nacional de investimentos em infraestrutura de qualidade.  

A agenda econômica mínima diagnostica o momento vivido, aponta medidas emergenciais e a construção de um Conselho Nacional de Retomada Econômica para apontar um caminho de interesse nacional, com participação governamental, empresarial e trabalhista.

Quiçá pronto a União desfaça seus ouvidos moucos ao clamo de quem tem pressa, mas quer retomar a economia com segurança, respeitando a vida, os direitos de todos os brasileiros e as lições de Celso Furtado que em muito se vêem no documento.

Fonte: Hora do Povo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Salvar vidas e a economia, aponta Direitos Já!

Deixe um comentário