A moeda digital chinesa

Captura de tela do Renminbi digital (reprodução)

Há alguns dias nos propusemos a comentar sobre o Digital Renminbi, a criptomoeda soberana chinesa. Com esse fim, ouvimos as lições de Elias Jabbour sobre o gigante asiático e discorremos sobre criptomoedas em quatro capítulos (introdução, origem, valor e controle).

De Jabbour absorvemos a ideia de economia centralizada e projetamento do futuro a partir dos planos sobre a realidade concreta de cada etapa da vida chinesa.

Já observando sob a ótica do equivalente universal das mercadorias e da possibilidade tecnológica de se estabelecer trocas a partir de registros digitais, poucos são os países que têm condição semelhante à chinesa para, quem sabe, estabelecer um novo padrão internacional de valor.

Economia que mais cresce no mundo, comerciante internacional de relevância, detentora de razoáveis reservas internacionais lastreadas em títulos do Tesouro dos EUA e participante ativa de diversos outros mercados internacionais, a China poderá fazer largo uso de sua unidade de valor no período que ora se abre ao mundo.

Sendo soberana a moeda, seu lastro repousa no próprio Banco do Povo da China, que funciona como banco central no país.

Em teste nas regiões mais afetadas pelo vírus, até para evitar novas transmissões virais pelo uso das cédulas em papel, pode ser o caminho para o fim do dinheiro impresso e cunhado no mundo. Mas, acima de tudo, uma alternativa ao dólar dos EUA, cujo controle de valor é cada vez mais privado e lastreado em poderio militar.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “A moeda digital chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: