O que significa a adoção do Bitcoin por um país como El Salvador

Ainda que pequena e destituída de moeda soberana, a economia salvadorenha experimenta depender não mais dos EUA na regulação dos seus preços, mas de um ente privado de origem incerta e não sabida.
A digitalização das moedas, que explicamos na série sobre criptomoedas, parece fenômeno inelutável. A questão é a soberania sobre ela, como indica a experiência chinesa, ou optar pela submissão à vontade alheia à Nação que a regula, como indica ser o caso do país da América Central.

José Luis Oreiro

Medida é um experimento e pode afetar exportações do país

porLucas Gabriel Marins09 jun, 2021 13:26

El Salvadoradotou oficialmenteo Bitcoin como moeda de curso legal e igualou ao status que o dólar tem no país.

Na prática, isso significa que produtos e tributos podem ser pagos em BTC e todos os agentes econômicos devem aceitar a criptomoeda, que pode ser usada para liquidações de contratos. Ou seja: o dono de um imóvel não poderia recusar o pagamento de aluguel em BTC.https://36eb659b4636a256d3fe5b18569c7997.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O anúncio dividiu especialistas brasileiros.Daniel de Paiva Gomes, professor de direito e autor do livro ‘Bitcoin: a Tributação de Criptomoedas’, disse que a medida é um marco para setor.

Gomes disse que muita gente tem perguntado se a mudança afetaria o câmbio brasileiro de alguma forma. Segundo ele, no entanto, não terá nenhum impacto.

“O fato de o bitcoin ser moeda de curso…

Ver o post original 611 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: