
Em 1944, o historiador e então futuro primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Eric Williams, formado em Oxford, desmontava o argumento britânico de ter sido o fim da escravidão uma vitória dos valores morais sobre o interesse econômico, pois “a escravidão como motor da ascensão do capitalismo britânico e a abolição como resposta racional do capitalismo quando a escravidão deixou de servir aos seus interesses.”
Williams argumenta que a escravidão financiou a revolução industrial britânica; o Projeto 1619 argumenta que a escravidão moldou as características distintivas do capitalismo americano, incluindo a disciplina do trabalho, os instrumentos financeiros e as relações de classe racializadas. Ambos rejeitam a ideia de que capitalismo e escravidão eram opostos, insistindo, em vez disso, que o capitalismo se desenvolveu por meio da escravidão. Para Williams, as plantações eram empresas capitalistas movidas pelo lucro, não resquícios feudais.
A Revolução Haitiana demonstrou que o trabalho escravizado não era matéria-prima passiva, mas uma força revolucionária capaz de destruir o próprio sistema de plantações. Após o Haiti, os custos de manutenção da escravidão aumentaram drasticamente; o medo da revolta tornou-se um fator constante nos cálculos econômicos; e o Estado britânico enfrentou a perspectiva de repetidas intervenções militares para defender a propriedade dos plantadores. A resistência escravizada — por meio de revoltas, paralisações, sabotagens e fugas — não era meramente um drama moral, mas uma pressão material que tornava a escravidão cada vez mais insustentável.
Confira na íntegra o artigo trazido por Luiz Müller em seu blogue:

2 comentários em “Capitalismo e escravidão”