Hora do Povo – “Ao mesmo tempo, de maneira unânime, o Comitê reafirmou a necessidade da manutenção do patamar de juros em níveis restritivos, até que se consolide, não apenas o processo de desinflação, como também a ancoragem das expectativas à meta“, diz a ata. O pretexto seria “a resiliência de fatores que pressionam preços tanto correntes quanto esperados, em especial do dinamismo ainda observado no mercado de trabalho“, ressalta a ata, confirmando que os juros continuarão altos, asfixiando a economia, a produção e o emprego, que segundo o BC, continua “resiliente”.
Hora do Povo – A CNN Brasil publicou matéria segundo a qual o chamado “mercado financeiro”, leia-se bancos e grandes fundos revestidos do caráter “de investimento”, cujo CEP é situado na Faria Lima, enviou recado ao presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, alertando para “um fator de risco” contrário à atual condução da política monetária a provável indicação do economista Guilherme Mello para a diretoria de Política Econômica do órgão. O nome do economista teria sido indicado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem a prerrogativa legal de indicar os diretores do banco, como o fez com Galípolo.
Vermelho – O caso Master pode ser a maior fraude bancária da história do país, conforme definição do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O “buraco” soma, apenas em seu rombo principal, mais de R$ 12 bilhões. O Master buscou também guarida no Banco de Brasília (BRB), então presidido por Paulo Henrique Costa, preposto do governador Ibaneis Rocha. O sistema financeiro está desgovernado, vive dos ganhos astronômicos dos juros altos e não financia o desenvolvimento nacional
Hora do Povo – A erradicação da pobreza extrema na China, anunciada oficialmente em 2020 após a retirada de cerca de 850 milhões de pessoas dessa condição ao longo de quatro décadas, constitui um dos fenômenos sociais mais relevantes do nosso tempo. Trata-se da maior experiência contemporânea de mobilidade social já registrada, com impactos profundos sobre a estrutura social, territorial e produtiva do país. O processo foi conduzido como um projeto político consciente, sustentado por planejamento estatal.



