Manchetes do dia – 9.1.2026

Jornal GGN – Influenciadores de direita, agências de marketing digital, perfis de fofoca, políticos e operadores jurídicos passaram a difundir, de forma sincronizada, uma narrativa que tenta transferir a responsabilidade da crise do Master para o BC, questionando a decisão técnica que levou à liquidação do banco e intimidando servidores e dirigentes da autoridade monetária.

Vermelho –  O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reafirmou que o Brasil voltou a ter um governo comprometido com o povo trabalhador. Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, Marinho apresentou um balanço das ações do governo Lula e destacou que a valorização do trabalho é o eixo central da retomada do crescimento soberano do país. Com o anúncio de que o salário mínimo chegará a R$ 1.621, o ministro desmontou o discurso derrotista do mercado financeiro e reafirmou: é a distribuição de renda — e não o arrocho — que garante vitalidade à economia

Sputnik – Em nota do Exército Brasileiro, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II destacou atividades de combate ao garimpo ilegal e operações clandestinas na terra indígena Yanomami, em Roraima, neste início de 2026. Uma pista ilegal foi interditada e dois suspeitos foram presos pelos militares. Desde de abril de 2024, tropas do Comando Operacional Cojunto Catrimani II realizam patrulhas nos rios Uraricoera e Mucajaí, monitorando áreas de selva fechada e interceptando atividades de garimpo ilegal.

Sputnik – Os EUA estão passando por um processo de declínio de sua hegemonia e enfrentando uma crise em suas reservas de petróleo, o que explica seus verdadeiros interesses em relação à Venezuela, opinou Abel Enrique González Santamaría, analista político cubano. Segundo ele, Washington já declara abertamente que seus verdadeiros objetivos na Venezuela são o controle do petróleo venezuelano.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 9.1.2026

Deixe um comentário