Manchetes do dia – 10.12.2025

Hora do Povo – Paulo Kliass: do ponto de vista da evolução histórica, um dos elementos mais dramáticos do conservadorismo na condução da política econômica tem sido a política privatizante levada a cabo desde então. Na verdade, os processos de privatização caracterizam-se por um conjunto amplo de modalidades de aumento da participação do capital privado na esfera que pertencia ao Estado, por exemplo na oferta de bens e serviços públicos.

CTB – A mobilização trabalhista, realizada sob forte chuva na frente do Banco Central, reuniu dezenas de trabalhadores, movimentos sociais e lideranças que reivindicam a redução imediata da taxa Selic — atualmente em 15% ao ano — e uma política monetária que estimule a produção, o emprego e o consumo no país. A atividade integrou a campanha nacional “Natal sem juros”, que denuncia os impactos das taxas elevadas sobre o desenvolvimento econômico, o acesso ao crédito e a vida das famílias brasileiras.

Vermelho – Lula, na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que é preciso de mais política públicas para combater as desigualdades socais no país. É fundamental o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, que completou 20 anos, e a redução da concentração de renda.“Os ricos ainda são muito ricos, mesmo a gente aprovando agora o não pagamento do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. É preciso fazer mais porque ainda há muita concentração de renda nesse país”, disse.

Outras Mídias – Márcio Pochmann: com a transição para a Era digital, o controle de dados, as infraestruturas digitais, o ciberespaço e o espaço sideral constituem novo elementos interligados que definem a capacidade de uma nação ou entidade exercer influências na configuração do poder global. O domínio digital projeta o domínio tecnológico com a coleta e gestão das informações estratégicas e até mesmo a liderança nos conflitos sob novas formas, como nas guerras cibernética e de informação.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.12.2025

Deixe um comentário