Manchetes do dia – 19.11.2025

Vermelho – “O dado concreto é que nós vivemos o melhor momento cultural deste país. Nós nunca tivemos tantos recursos por conta das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Nunca tivemos tanto dinheiro. E esse dinheiro, quando a Margareth [ministra da Cultura] resolveu distribuir para os municípios, ela colocou que não é só distribuir o dinheiro. Tem que fiscalizar para saber se estão sendo feitas as coisas que precisam ser feitas. Graças a Deus estamos tendo um sucesso extraordinário na política cultural”, disse Lula.

Hora do Povo – A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) divulgou uma nota de repúdio após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, desqualificou a importância do diploma durante um evento na capital paulista nesta semana. “A CTB-SP manifesta seu veemente repúdio às declarações do governador Tarcísio de Freitas durante evento de Educação, nas quais afirmou que ‘o diploma tem cada vez menos relevância’”, afirma trecho do manifesto. O governador argumentou que o mercado de trabalho estaria mais atento às competências individuais do que à formação acadêmica.

Hora do Povo – Muita propaganda tem sido veiculada a respeito da nova proposta de Reforma Administrativa, alardeando que ela promoveria uma modernização do Estado brasileiro. No entanto, não é isso que consta no texto da referida proposta, que representa, na prática, o risco de completo desmonte da estrutura do Estado, devido à ampliação das possibilidades de extinção de cargos e carreiras, terceirização e privatização dos serviços públicos, entregando-os à iniciativa privada, que passará a cobrar caro por todos os serviços.

Outras Palavras – Uma frase atribuída a Napoleão correu o mundo: “Quando a China despertar, o mundo estremecerá”. Bem, a China está totalmente acordada e os demais países, especialmente o Ocidente, e dentro do Ocidente especialmente os Estados Unidos, não sabem como lidar com o desafio que ela representa.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 19.11.2025

Deixe um comentário