Manchetes do dia – 5.11.2025

Hora do Povo – O general Santos Cruz disse que a condenação de Jair Bolsonaro e de seus aliados poderia ser evitada “se houvesse uma normalidade no comportamento”. “Houve uma eleição, que pode ganhar ou perder. Não pode entrar em uma eleição com o espírito de ‘se eu ganhar, valeu, se não ganhar, não valeu’”. “Não precisava ter aquelas cenas ridículas todas, aqueles acampamentos, nada daquilo. A gente teria a vida normal, sem esses absurdos e todo aquele pessoal condenado. Eu vejo um presidente irresponsável causando um prejuízo imenso”.

Vermelho – Centenas de trabalhadores e dirigentes das principais centrais sindicais — Força Sindical, CUT, UGT, CTB, CSB e Nova Central — ocuparam a frente da sede do BCB. O protesto teve como principal bandeira a redução imediata da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 15% ao ano — o maior patamar desde 2006. As entidades apontam que o próprio Boletim Focus, do BC, vem reconhecendo o controle da inflação. As taxas elevadas desestimulam o crédito, o consumo e os investimentos, comprometendo a geração de empregos e a renda da população.

Jornal GGN – Marcos Barbieri: “a defesa e a inovação estão intrinsecamente ligadas. Toda disputa militar é, antes de tudo, uma disputa tecnológica. A supremacia militar e econômica depende da supremacia tecnológica. Uma inovação tecnológica na área de defesa não precisa de um elemento fundamental, que é a viabilidade econômica. […] As guerras demandam inovações e, por sua vez, as inovações militares propiciam grandes mudanças disruptivas”.

Vermelho –  Um espectro ronda o Chile. Com 33,2% das intenções de voto, ela lidera a disputa e, ao que tudo indica, já tem vaga garantida no segundo turno. Apoiada por Boric, Jeannette está à frente de uma coalizão de esquerda e centro-esquerda que quer aprofundar as reformas propostas pelo atual governo. É a primeira vez que o centenário Partido Comunista, fundado em 1922, tem chances reais de chegar ao Palácio de La Moneda.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.11.2025

Deixe um comentário