Hora do Povo – A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia do governo Lula, defendeu a união dos brasileiros em defesa da soberania nacional, da democracia, do desenvolvimento e da valorização do trabalho. “Ela é inaceitável, não há explicação macroeconômica para que se mantenha isso”, criticou. “Nós precisamos enfrentar essa taxa de juros nas ruas e nas redes para poder garantir que siga a marcha de crescimento do nosso país”.
Hora do Povo – Especialistas em defesa e geopolítica, militares, trabalhadores e parlamentares defenderam em audiência pública que a Avibrás é “estratégica” para a soberania nacional e não pode ser vendida para estrangeiros. O PL 2.957/24, que prevê a estatização da Avibrás, foi debatido na Câmara dos Deputados. O autor do texto, Guilherme Boulos (PSol-SP), explicou que “a Avibrás é uma indústria histórica essencial da base industrial de defesa do nosso país” e produz tecnologia de ponta. “Num momento de completa instabilidade geopolítica no mundo, de conflitos militares pipocando, mais do que nunca é essencial que o Brasil preserve a sua soberania nacional”.
Vermelho – Assim, 8 anos depois da contrarreforma, o saldo é inequívoco: o mercado de trabalho se tornou mais volátil, mais desigual e menos protegido. Era tudo que o mercado e o capital desejavam com a “reforma”. A formalização não cresceu como o previsto, quase uma década depois da “reforma”, e o emprego com carteira assinada ainda representa menos de 40% da força de trabalho total.
Engenharia pela Democracia – Durante anos, a China foi vista como a fábrica do mundo. No entanto, enquanto montava milhões de produtos para o Ocidente, outro tipo de revolução de longo prazo estava se formando no país: a dos engenheiros STEM, ou seja, especialistas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Hoje, seu investimento em educação científica e tecnológica deu frutos. A China forma mais de 3,5 milhões de graduados nessas áreas a cada ano, quatro vezes mais que os EUA. E entre eles surge uma nova geração: os engenheiros de IA que estão revolucionando a indústria global.





Um comentário em “Manchetes do dia – 21.10.2025”