Asmetro – Um dos pontos mais sensíveis é a estabilidade. Longe de ser um privilégio, ela é uma garantia institucional contra pressões políticas e ingerências. Servidores estáveis têm mais condições de cumprir a lei e zelar pelo interesse público, mesmo diante de governos de diferentes orientações. A proposta de vincular a estabilidade a períodos probatórios longos, avaliações mais rígidas e até níveis diferentes conforme o cargo abre um precedente perigoso.
Vermelho – A falsificação de bebidas alcoólicas que tem causado mortes, cegueira e intoxicações graves com o que estamos nos confrontando no Brasil, serve como um alerta sombrio sobre os riscos da desregulamentação e do desmonte das proteções estatais. Este cenário de emergência em saúde pública evidencia a necessidade urgente de se retomar e fortalecer a Política Nacional de Vigilância em Saúde, como instrumento essencial para proteger a vida da população brasileira.
Plamurb – O modelo adotado pelas concessões em São Paulo expõe um cenário que vem na contramão do mundo: a fragmentação da rede metropolitana sobre trilhos. Se até o final dos anos 2000 tínhamos apenas duas operadoras, no caso a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), esse cenário mudou de lá para cá e assim continuará enquanto tivermos no poder pessoas como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que vive para afagar o setor privado.
Outras Mídias – O seu enguiço foi desencadeado pelas eleições provinciais em Buenos Aires, a maior região eleitoral da Argentina. Esperava-se que o partido de Javier Milei se saísse bem, com base no aparente sucesso de suas políticas econômicas. Mas, em vez disso, o que ocorreu foi um desastre na contagem dos votos.





Um comentário em “Manchetes do dia – 3.10.2025”