Vermelho – Lula da Silva participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM) e destacou o retorno do evento depois de dez anos de interrupção. “Nada disso nasceu por geração espontânea ou concessão do governo. Vocês nunca receberam nada de mão beijada. Todas as conquistas foram resultado de muita luta ao longo da história e da vida de vocês: do direito ao voto até a construção de espaços de diálogo e articulação com o governo, a exemplo desta conferência”.
Hora do Povo – Entidades de servidores públicos e centrais sindicais estão chamando uma grande manifestação em Brasília para barrar a proposta de reforma administrativa que vem sendo engendrada na Câmara dos Deputados, e avança sem que a população e grande parte dos servidores públicos se deem conta. “Não aceitaremos calados a destruição de um patrimônio do povo brasileiro. O serviço público é essencial para a garantia de direitos. A nossa luta é de todos!”, destacam as entidades unificadas contra a reforma administrativa.
Jornal GGN – Foram as seguintes medidas: determinação de notificação por edital; desmembramento do processo; notificação de Paulo Figueiredo por carta rogatória; avaliação de evasão de jurisdição; Fixação de prazo para apresentação de defesa prévia; e.em paralelo, Moraes decidiu manter a ação tramitando no Brasil (em vez de aguardar diligências no exterior), registrando que o deputado tem ciência das acusações. Após notificação, há estipulação de prazo (15 dias) para que Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo apresentem suas defesas.
Sputnik – A China acumulou um superávit comercial de US$ 60 bilhões (cerca de R$ 321 bilhões) com a África até agora em 2025. A China há muito tempo é o maior parceiro comercial do continente africano, mas o fluxo de produtos fabricados pelo país para a região nunca foi tão importante, em razão da guerra comercial com os EUA e da desaceleração da economia chinesa. Em agosto, as exportações da China para os EUA caíram 33%, enquanto as exportações para a África cresceram 26%.




Um comentário em “Manchetes do dia – 1.10.2025”